Da Redação | Em artigo publicado hoje (16) na Folha de S.Paulo, o bonvivã senador Aécio Neves diz que a reforma da previdência proposta por Michel Temer é necessária e quase perfeita. Em particular, elogia a proposta de 65 anos para que homens e mulheres possam se aposentar. O título do texto é: "Um debate franco e honesto precisa...
O jogo de "me engana que eu gosto" entre Tarcísio e Bolsonaro
O fim dessa historinha entre dois mentirosos pode resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026

- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / É famosa a fábula do "Sapo e o Escorpião", onde o primeiro é picado e morto após ceder a um apelo bem feito pelo segundo. No enredo político brasileiro atual, é mais ou menos parecido com o que ocorre entre Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
O governador de São e todo o Brasil sabem que para 2026, além de Lula, só um outro candidato consegue atrair muitos votos: Jair Bolsonaro. O capitão, candidato ou não (tudo indica que não), tem o comando da amplíssima maioria dos eleitores que se opõem ao atual presidente do país, sejam os mais moderados ou os mais extremistas.
Caso Bolsonaro de fato não possa disputar, é Tarcísio quem, na oposição, se habilita como o "mais competitivo" para o pleito. O dilema é que essa "competitividade" toda é praticamente nula se não tiver a bênção do capitão. Bolsonaro dará? Tudo leva a crer que não.
Continua
Siga e receba atualizações
Bolsonaro, bem ao contrário do sapo que acreditou no escorpião, sabe que Tarcísio eleito seria um animal peçonhento fora de sua gaiola, até porque vê claramente o conluio do governador com a Globo & Cia para tentar bani-lo da vida pública nacional. Por que iria apoiar veneno contra si mesmo?
Deste modo, por mais que Tarcísio prometa indulto ao capitão em troca de apoio ao Planalto, Bolsonaro sabe que isso não teria como se cumprir, pois ao governador eleito presidente não interessaria reabilitar alguém que poderia ser mais um a querer destruir seu próprio governo. Ou não?
Assim, se não pensar bem, quem pode passar de potencial escorpião a sapo é o próprio Tarcísio, caso ceda ao apelo de Jair Bolsonaro para que consiga anistia irrestrita ao capitão. Livre, Bolsonaro naturalmente seria o candidato contra Lula no próximo ano.
Contudo, como nessa historinha de "me engana que eu gosto" parece que só tem escorpião, Bolsonaro e Tarcísio vão acabar se envenenando mutuamente. E isso deve resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026. Talvez até no primeiro turno.
Relacionadas:
- Jair Bolsonaro: do Exército e Presidência às portas da cadeia
- Bolsonaro não quer derrotar Lula com qualquer um
- Bolsonaro se aproxima cada vez mais da cadeia
- De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
- A Morte de Ivan Ilitch e A Prisão de Jair Bolsonaro
- Tática à 'La Casa de Papel' de Bolsonaro vai acabar mal para ele
- Quem ainda tolera esse estorvo?
Mais recentes...
O ministro alega que denúncia do professor danificou sua imagem de "ficha limpa" construída durante trinta anos de vida pública. Sem condições de pagar advogado, o professor deverá recorrer à Defensoria Pública da União e também está sendo incentivado a ingressar com uma ação judicial contra o ministro
Da Redação | Em forte desabafo, a professora Alessandra F Burlamaque, de Curitiba, diz que não quer nem pensar em ficar até os 73 anos numa sala de aula. Ela declara que já tem 39 anos e está há 15 no magistério. "Quer dizer então que esse presidente desgraçado quer que eu fique mais 34 anos no colégio...
O possível peso que tirou Belchior do ar
Por Landim Neto* | Tal como ocorre com a vida (e também com a morte) de grandes ícones da cultura popular, sobre o notável músico cearense Belchior continuam a pairar também uma série de especulações acerca de seu inusitado sumiço do cenário artístico nacional. Ou seja, do seu exílio-óbito voluntário para as gravações e shows pelo país.
Cássia Eller e o melhor do pop no Brasil
Cultura | Ela morreu muito jovem, em 29 de dezembro de 2001. Mas seu vigor musical permanece vivo na memória de todos os que apreciam boa música. Cássia Eller está entre o que há de melhor do chamado pop produzido no Brasil.
Aposentadoria: apenas tias, não! No futuro, professoras também serão chamadas de vozinhas
Após a reforma da previdência, de Temer & Cia, a cena abaixo poderá ser no futuro bastante comum nas escolas de todo o país.
O valor para um professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais passou de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,08. Atualização de 15,85% deveria ter sido feita desde 1º de janeiro, tal como determina a Lei 11.738/2008 e Nota do MEC, divulgada em 24 de fevereiro








