Dica de cinco filmes para Bolsonaro assistir em casa enquanto a cadeia não vem

20/07/2025

Como 'nosso capitão' é um homem muito criativo, certamente vai se inspirar e bolar um plano mirabolante de fuga a partir das dicas apresentadas

Colabore com o Dever de Classe!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.br Mais opções

PROCURAR

Siga!

Além de tornozeleira eletrônica, o STF impôs ao ex-presidente genocida Bolsonaro uma série de outras restrições, entre as quais não poder sair de casa entre 19 horas e seis da manhã, e recolhimento domiciliar total nos finais de semana, feriados e dias de folga. O capitão, portanto, terá muito tempo para refletir sobre como será sua vida quando de fato for mesmo para um presídio. 

Cinco filmes inspiradores

Uma das melhores maneiras de curtir essa temporada pré-xilindró é vendo filmes no aconchego do próprio lar. Daí tivemos a ideia de sugerir ao fracassado golpista dica de cinco ótimos filmes sobre como escapar de prisões. Como ele é um sujeito muito criativo, certamente vai se inspirar e bolar um plano mirabolante de fuga a partir das sugestões aqui apresentadas. Confira mais abaixo.

Vote antes na enquete

Pode votar em mais de uma opção


Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções


Cinco ótimos filmes sobre fuga de prisões

1. Um Sonho de Liberdade (1995). Indicado ao Oscar de melhor filme e melhor ator, história gira em torno do drama vivido pelo banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), condenado injustamente à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Culto e muito inteligente, o inocente Dufresne bola um plano espetacular de fuga que faz do desfecho um dos melhores e mais surpreendentes do cinema. A narração maravilhosa é de Morgan Freeman, também protagonista no papel de Red. Peça é inspirada no conto "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank", escrita pelo 'rei do suspense', o escritor norte-americano Stephen King. O capitão vai gostar, embora, ao contrário do banqueiro, seja culpado.


2. O Expresso da Meia Noite (1978). Essa outra grande peça cinematográfica conta a história de Billy Hayes (Brad Davis), um estudante norte-americano de vinte anos preso na Turquia ao ser flagrado com drogas. Sua vida vira um inferno (o capitão vai tremer) ao apanhar, ser jogado em uma prisão insalubre e enganado sobre sua libertação, que fica praticamente impossível de ocorrer. Consegue, no entanto, fugir, ao aproveitar de forma inteligente e astuta uma falha da segurança do presídio.


3. Fuga de Alcatraz (1979). Fugir de Alcatraz — prisão brutal e de segurança máxima nos EUA — parecia ser uma missão impossível, o que pode levar o capitão ao choro e a uma crise diarreica nas primeiras cenas. O prisioneiro com histórico de fugas e QI acima da média Frank Morris (Clint Eastwood), contudo, provou que não era bem assim. E fugiu. Sem inteligência acima da média, mas com 'histórico de atleta', Bolsonaro talvez consiga bolar alguma coisa em cima disso.


4. Papillon (1973). Bandido pequeno dos subúrbios de Paris, Henri Charrière (Steve McQueen) é condenado injustamente (não é o caso de Bolsonaro) à prisão perpétua e passa a cumprir pena na Ilha do Diabo, Guiana Francesa. Conhecido como Papillon, consegue fugir de forma quase impossível ao aliar-se ao prisioneiro Louis Dega (Dustin Hoffman). General Heleno? Eduardo Bolsonaro? Que aliança Bolsonaro fará na cadeia para tentar fugir da prisão?


5. Perfume: A História de um Assassino (2007). O título tem tudo a ver com Bolsonaro. Basta a gente lembrar das mais de 700 mil mortes na Covid ou das ameaças que sempre fez de matar opositores. A história, passada na França do Século XVIII — não é sobre uma fuga excepcional e bem pensada da prisão nos moldes das sugestões anteriores. O desfecho, porém, é o mais espetacular da história do cinema e mostra como o incomum Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) conseguiu também sair da cadeia e livrar-se da pena de morte ao criar um perfume mágico para si. Com os milhões que arrecadou de pix, o capitão pode tentar algo parecido com algum perfumista talentoso de Paris, quem sabe.

Colabore com o site!Pix CEF: apoie@deverdeclasse.orgPix Vakinha: 3435969@vakinha.com.brMais opções

Compartilhe

Mais dicas de filmes