'Nenhum bandido importante no Brasil mora em uma favela', diz o especialista em segurança pública Ricardo Balestreri. O pesquisador é ex-secretário nacional de Segurança Pública, e com atuação também nessa área nos governos dos estados de Goiás e do Pará."
Enganar a população
Para Ricardo Balestreri, a única consequência da chacina de Cláudio Castro no Rio de Janeiro "é o pânico na população humilde e trabalhadora e "exposição das vidas dos próprios policiais." Em reveladora entrevista a O Globo nesta quarta-feira (30), ele diz:
"Combater o crime dessa maneira desinteligente é como bater em massa de bolo: ela só vai crescer cada vez mais. O discurso do poder público é de que "é melhor isso do que não fazer nada", que não pode "ficar de braços cruzados", mas eles na verdade não estão fazendo nada, exceto espetáculo. A única consequência é o pânico na população humilde e trabalhadora. E isso não é culpa da polícia. Ela acaba sendo usada por maus gestores, que inclusive expõem as vidas dos próprios policiais."
>> Lei também: A foto que pode levar Bolsonaro e seus seguidores a caírem na real