A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
Estudo é da PEN America, organização que monitora a liberdade de expressão na literatura; o clássico Laranja Mecânica é o romance mais perseguido
Categorias: >> Cultura, >> Política
>> Pix: apoie@deverdeclasse.org / >> Mais opções
Para quem ainda crê que os EUA é uma "democracia", onde impera a "liberdade de expressão", sugerimos que leia matéria até o final. Não demora nem cinco minutos.
Segundo post do site RollingStone Brasil, censura literária nas escolas dos EUA cresceu 171% em apenas dois anos. O clássico Laranja Mecânica é o romance mais perseguido.
Diz o texto, escrito pela jornalista Giulia Cardoso:
"O clássico Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, foi a obra mais censurada em escolas dos Estados Unidos durante o último ano letivo, segundo o novo relatório da PEN America, organização que monitora a liberdade de expressão na literatura. O levantamento, divulgado neste mês, identificou 23 proibições envolvendo o livro e um total de 6.870 casos de "book bans" (proibições de livros) em 87 distritos escolares de 23 estados do país."
"O estudo mostra que a censura literária nos ambientes educacionais norte-americanos cresceu 171% em comparação com o período de 2022-2023. A prática, segundo a entidade, ganhou força nos últimos anos impulsionada por movimentos conservadores e por novas leis estaduais que ampliam o controle sobre o conteúdo disponível a estudantes."
>> Leia também: Machado de Assis plagiador? Artigo na Revista USP levanta polêmica sobre a questão
Na caçada literária por autoridades estadunidenses a escritores, Stephen King lidera a lista dos mais perseguidos. O mestre da ficção sobrenatural e suspense teve "87 títulos banidos em diferentes regiões — o que soma 206 ocorrências ao todo", de acordo também com o post da RollingStone Brasil.
Matéria destaca ainda que:
"A Flórida continua sendo o epicentro da censura literária: foram 2.305 casos registrados em 33 distritos escolares, seguida pelo Texas, com 1.781 proibições em sete distritos. Ambos os estados são governados por republicanos e implementaram, nos últimos anos, legislações que *restringem o ensino e a discussão de temas como raça, gênero e sexualidade."
"Em comunicado, a PEN America classificou o cenário atual como "a maior onda de censura literária da história recente dos EUA."
Leia original da matéria AQUI
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"
"Uma sucessão notável e singular de belíssimas e sublimes experiências oníricas..." Publicado pela Editora Dialética, está disponível na Amazon e outros sites, nos formatos físico, ebook e audiobook
Obra "reúne uma série de depoimentos, em geral de caráter pessoal, elaborados por professores e pesquisadores que se dedicaram ao estudo do poeta florentino"
Texto sobre suposto plágio do "Bruxo do Cosme Velho" foi produzido por Élide Valarini Oliver, professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos