Em sua conta no Facebook, o professor Thomas de Toledo publicou de sua autoria um ótimo texto sobre inúmeras mentiras que vomitam sobre líderes socialistas mundo afora. Escrito é perfeito, sobretudo quando lembra que "se o mundo de hoje não fala alemão e se ninguém é obrigado a usar bigodinho fino debaixo do nariz, agradeça ao socialismo". Vale a pena conferir.
A DITADURA QUE MATOU TRILHÕES TE IMPEDE DE TER IPHONE
*Thomas de Tholedo
Essa lenga-lenga de que "todo líder socialista é ditador" é puro discurso ideológico montado pela propaganda capitalista sem nenhum lastro na realidade concreta. "Ah, mas Fidel ficou décadas no poder". Sim, ele liderou uma revolução, tinha legitimidade política e era eleito. Ao contrário do mito repetido sem fundamento algum, o poder em Cuba nunca foi concentrado só nele. Mas tem gente que prefere ser papagaio do que estudar. Cuba tem eleições sim, tem parlamento e tem institucionalidade.
Agora, a pergunta que os arautos do saber infinito fogem como o diabo da cruz é simples: por que Fidel é "ditador", mas Margareth Thatcher e Angela Merkel, que também ficaram mais de década no poder, são vendidas como "líderes democráticas"? E a Rainha da Inglaterra, que ficou quase um século no cargo? Ah, mas tem quem acredite piamente que ela "não tinha poder nenhum". Só pra lembrar, ela tem que autorizar todas as guerras, que não foram poucas no seu reinado.
Vamos lembrar também da famosa falácia aritmética: "o socialismo matou milhões, bilhões, trilhões". Números jogados a esmo sem método, sem fonte, sem pesquisa, sem nada. Tudo pra esconder duas obviedades:
1) processos revolucionários tendem a ser violentos em qualquer país;
2) o capitalismo matou e continua matando muito mais gente com guerras, fome, miséria e concentração de riqueza.
Isso não é opinião, é dado histórico.
Aliás, convenhamos. Nenhum líder é perfeito, nenhum regime torna um país um paraíso político. Mas reduzir todas as experiências socialistas a "ditadura" e "morte" é pura panfletagem ideológica de quem nunca abriu um livro pra olhar a realidade concreta. Enquanto isso, no capitalismo, apenas cinco bilionários acumulam metade da riqueza global. Assim fica confortável inventar um bode expiatório pra não encarar o elefante gigante tomando conta da sala.
O fato concreto é: o capitalismo nunca foi democrático. Ele foi criado para ser uma ditadura dos ricos sobre os pobres. É o sistema que mais massacrou gente na história moderna, é a máquina que faz uma meia dúzia lucrar com guerras, massacres, genocídios e colonialismos. Aliás, as duas guerras mundiais não surgiram do socialismo, mas foram resultados das próprias contradições do capitalismo em sua fase imperialista.