>> Garantia foi dada pelo relator da matéria na CCJ da Câmara, deputado Danilo Forte
Ao falsificar currículo, novo ministro da Educação pode pegar até 6 anos de cadeia, diz jurista
COMPARTILHE!
Carlos Alberto Decotelli declarou ter curso de Doutorado, mas foi desmentido pelo reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.
Publicidade

Em sua conta no Twitter, o jurista Marcelo Uchôa diz que Carlos Alberto Decotelli — novo ministro da Educação — infringiu o Código Penal, ao mentir sobre sua formação acadêmica. Os crimes cometidos por Decotelli, segundo Uchôa: falsificação de documento público e falsidade ideológica. Nestes casos, a pena de reclusão pode chegar a até 6 anos e multas, informa o jurista. Veja, após o anúncio.
O que diz o jurista no Twitter:
Sobre o Ministro da Educação falsificar o Curriculo Lattes e dizer q concluiu cursos q não concluiu. Infrações claras ao Código Penal:
— Marcelo Uchôa (@MarceloUchoa_) June 26, 2020
Art. 297 - Fslsificação de documento público
Art. 299 - Falsidade ideológica
Previsão de penas: reclusão de 2 a 6 anos; 1 a 5 anos + multas
O caso
Carlos Alberto Decotelli declarou na Plataforma Lattes que concluiu curso de Doutorado na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. O reitor da Instituição, Franco Bartolacci, no entanto, o desmentiu publicamente.
Após o vexame e a desmoralização internacional, Decotelli resolveu alterar seu currículo Lattes e admitir que não defendeu tese de Doutorado.
O novo ministro é militar, oficial da reserva da Marinha. Um péssimo exemplo para os estudantes brasileiros.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
>> O coordenador do estudo afirmou a necessidade de serem criadas ações para proteger os professores, sobretudo em anos de eleição presidencial, quando se sabe que a tendência é essa violência recrudescer, se tornar mais intensa.
>> A CNTE está mobilizando a categoria dos trabalhadores em educação para essas duas pautas de fim de ano, e espera alcançar vitórias em ambas
>> Entre características importantes dessa literatura, podemos destacar: o afastamento dos temas históricos, a universalização da Literatura Portuguesa, o rompimento com pensamentos identitários vigentes que se mantêm em voga desde os idos tempos das navegações
>> A CNTE divulgou em seu portal que encontro para tratar do tema ocorreria no início de novembro
>> Nem Tarcísio ou demais governadores que querem a vaga de candidato a presidente inspiram confiança no presidiário, no que ele está absolutamente certo





