Pelo que escreveu o governador de SP, o problema é a punição ser "desproporcional". "Desproporcional" a quê?
Machado de Assis plagiador? Artigo na Revista USP levanta polêmica sobre a questão
Texto sobre suposto plágio do "Bruxo do Cosme Velho" foi produzido por Élide Valarini Oliver, professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
m absurdo! Isto é o que podem dizer à primeira vista os inúmeros apreciadores da vasta e grandiosa obra de Machado de Assis — sobre suposto plágio que o escritor brasileiro teria cometido em crônica que publicou no jornal A Marmota, em 1860.
Para Élide Valarini Oliver, contudo, a coisa pode não ser tão absurda assim. Élide é professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos. Recentemente, escreveu um artigo na Revista USP — Machado de Assis: de porcos e plágios.
Leia também:
No texto, a pesquisadora tenta mostrar que Carniceria a Vapor, a crônica do "Bruxo do Cosme Velho" publicada em A Marmota — "tem claros paralelos com obra lançada na França dois anos antes, que não é citada pelo autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas".
Em outras palavras: Machado de Assis teria cometido plágio. Será? Difícil crer que um gênio como Machado de Assis tenha recorrido deliberadamente a artifício dessa natureza, embora à época de publicação da crônica tivesse apenas 21 anos.
Por via das dúvidas, leia você mesmo o artigo da pesquisadora e tire suas próprias conclusões. Leia AQUI
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
Para Tarcísio, Caiado & Cia, Bolsonaro preso é chance real de concorrer à presidência com pelo menos sonho de vitória
Ao contrário de Fux, Ministra Cármen Lúcia e ministro Cristiano Zanin vão condenar o genocida
Única dúvida que há é se ficará na Papuda, em sala da PF, Forças Armadas ou em prisão domiciliar; o excesso de provas condenou o capitão
O Fuerza Patria ganhou com larga margem de votos do La Libertad Avanza, partido do tresloucado presidente argentino
O consenso entre os criminalistas é que reclusão do golpista não será menos que vinte anos de cadeia
Decisão vale para servidores públicos de todo o Brasil, ou seja, União, estados, DF e municípios, com direito a pagamento de retroativos
Professor fala na balança comercial positiva e reafirma que sua previsão de reajuste de até 20% não é irreal
Superávit foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024