Jornal britânico The Guardian relata que vítimas foram mantidas em gaiolas, vendados e algemados, acorrentados a camas de hospital e forçados a usar fraldas
Um conto do Veríssimo, impasses na direita e as eleições de 2026
Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!
Ou pague no pix (recomendável, vem integral):
Pix: apoie@deverdeclasse.org
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
>> Por Landim Neto, editor do site / No conto "Critério", do escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo, "os náufragos de um transatlântico, dentro de um barco salva-vidas perdido em alto-mar, tinham comido as últimas bolachas dos pacotinhos e contemplavam a antropofagia como único meio de sobrevivência". Faltava, contudo, definir que critério usar na hora de escolher quem primeiro seria comido. E não estava fácil decidir a questão.
Quando um cavalheiro citou que poderia ser as mulheres, estas rebateram com veemência:
— Onde se viu, as mulheres? Machista. Safado.
Um jovem sugeriu então que fosse os mais velhos. Mas eles logo rebateram também:
— Somos difíceis de mastigar.
E por que não primeiro os religiosos?, foi sugerido ainda. Não colou:
– Negativo. Não esqueçam que só nós temos um canal aberto para lá – disse um pastor, apontando para o alto – e que pode se tornar vital, se nada mais der certo. Era um dilema.
Leia também:
Mais gordos, mais magros, primeira classe, segunda classe, terceira classe... Não houve qualquer entendimento. Ninguém aceitava ir para o sacrifício primeiro.
Continua mais abaixo
Receba atualizações:
Saindo da ficção, a direita e ultradireita vivem também um grande dilema no Brasil. Quem tem o direito de ser o candidato a presidente em 2026? Jair Bolsonaro? Está inelegível e preso, não pode. Michelle Bolsonaro? Os filhos do capitão e ele mesmo não aceitam. Flávio Bolsonaro? Ele quer é vender a candidatura. Tarcísio de Freitas? Ronaldo Caiado? Ratinho Júnior? Zema? Quem?
No conto do Veríssimo, os náufragos não chegaram a um entendimento e, "com toda agitação, o barco salva-vidas virou e todos, sem distinção de classes, foram devorados pelos tubarões. Que como se sabe, não têm nenhum critério."
Nas eleições de 2026, a direita e extrema direita certamente continuarão no impasse até às vésperas do pleito. E aí Lula é quem resolverá a parada, muito provavelmente no primeiro turno. Pois, enquanto os tubarões não têm nenhum critério e os direitistas não se entendem, o petista é o que tem mais votos, que é o critério que decide mesmo em qualquer eleição.
Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!
Pague no pix (recomendável, vem integral):
Pix: apoie@deverdeclasse.org
Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.
Receba atualizações:
Mais recentes do tópico política:
Ao todo, mais de 150 mil cérebros foram estimulados a sair. É a maior expulsão de funcionários em único ano em quase oito décadas
Lula caminha a passos firmes para se reeleger; ao filhinho do papai condenado, o melhor é apoiar a si mesmo e manter o troféu de segunda força política do país na própria família
O aguardado encontro entre Lula e Trump
Nem cilada ou lula de mel; o mais provável é o início de um relacionamento que deve ser benéfico ao Brasil
Pelo que escreveu o governador de SP, o problema é a punição ser "desproporcional". "Desproporcional" a quê?
Para Tarcísio, Caiado & Cia, Bolsonaro preso é chance real de concorrer à presidência com pelo menos sonho de vitória
Ao contrário de Fux, Ministra Cármen Lúcia e ministro Cristiano Zanin vão condenar o genocida
Única dúvida que há é se ficará na Papuda, em sala da PF, Forças Armadas ou em prisão domiciliar; o excesso de provas condenou o capitão
O Fuerza Patria ganhou com larga margem de votos do La Libertad Avanza, partido do tresloucado presidente argentino









