Parecer técnico indica que Kassio Nunes Marques deve ser afastado com urgência do processo eleitoral

12/10/2026

Ao mandar excluir do WhatsApp de forma precipitada o canal "Exército do Lula", Marques deu provas de que apoia o candidato Flávio Bolsonaro, um crime eleitoral, já que é o presidente da Corte


Imagine um juiz de futebol de final de Copa do Mundo que, a pedido do chefão de uma das seleções, manda excluir do estádio, de forma precipitada, a principal torcida organizada da outra equipe, com o objetivo claro de enfraquecer o apoio à mesma e, com isso, contribuir para a vitória do time que lhe fez o pedido. Parcialidade é o nome disso.

Algo muito parecido está ocorrendo nesse segundo turno das eleições presidenciais, onde dois candidatos — Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) — disputam, e o juiz é Kassio Nunes Marques, presidente da Corte Eleitoral.

APOIE O DEVER DE CLASSE!

Sem apoio, página pode ficar off-line. Temos custos!

Chave Pix copiada!

Kassio é cabo eleitoral de Flávio Bolsonaro

Tal como o árbitro de futebol que mandou excluir sem qualquer análise uma das torcidas, Kassio com K mandou eliminar o canal de WhatsApp "Exército do Lula", também sem qualquer justificativa baseada em lei, e a pedido de Flávio Bolsonaro, que o indicou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ora, esse canal, com quase quatro milhões de membros, é a principal arma da campanha de Lula no terreno das redes sociais. Ao mandar excluí-lo, sob a falsa alegação de que espalhava fake news (o que foi desmentido, conforme se vê mais abaixo), Kassio atuou vergonhosamente para favorecer quem o indicou ao Supremo. Portanto, deve ser imediatamente afastado da presidência da Corte Eleitoral. Simples assim.

RECEBA ATUALIZAÇÕES!

Desmascado

Segundo matéria de O Globo desta segunda-feira (12): 

"A Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ao presidente da Corte, Kassio Nunes Marques, não ter identificado, no canal "Exército do Lula", no WhatsApp, o compartilhamento de informações que foram classificadas pela campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) como fake news."

Kassio com K foi, portanto, desmascarado.

Canal de volta

A decisão de excluir o canal foi revertida depois, por decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.

Continua após a publicidade

Afastar Kassio com K da Corte Eleitoral

Diante dos fatos, gravíssimos, resta à coordenação de campanha de Lula solicitar o imediato afastamento de Kassio Nunes Marques da presidência da Corte Eleitoral. Ele não tem autonomia ou independência política para continuar a conduzir esse processo final de segundo turno para presidente 2026.

APOIE O DEVER DE CLASSE!

Sem apoio, página pode ficar off-line. Temos custos!

Chave Pix copiada!

Envie seu artigo ou proposta de matéria!

Mais de política & economia

Share