Probabilidade de uma invasão da Venezuela pelos Estados Unidos é muito pequena, diz pesquisador

18/12/2025

>> Pelo menos por enquanto, as ameaças contra a Venezuela não se traduzem em preparação concreta para uma operação militar de grande escala, afirma Rodrigo Fracalossi de Moraes, no site The Conversation

>> Categoria: Política

PROCURAR

Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Ou pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix.


>> Por Redação /  Em artigo no site The Conversation, o pesquisador Rodrigo Fracalossi de Moraes diz que, "a probabilidade de uma invasão da Venezuela pelos Estados Unidos é, no momento, muito pequena." No entanto, faz uma ressalva: 

"Contudo, o simples fato de uma hipotética invasão estar sendo discutida sugere um retorno explícito à lógica das esferas de influência que marcou a Guerra Fria, quando o governo dos Estados Unidos enfraquecia ou derrubava governos considerados hostis."

Continua mais abaixo

Receba atualizações:

>> WhatsApp  >> Instagram  >> X  >> Threads

Diz também o pesquisador:

"Trump tem deixado claro que deseja restaurar o papel dos Estados Unidos como xerife das Américas. Ele celebrou a Doutrina Monroe, de 1823, e a incluiu como parte da nova Estratégia de Segurança Nacional, recentemente publicada.

"Ele retoma, assim, a ideia de que os Estados Unidos veem o restante das Américas como seu Lebensraum, isto é, seu "espaço vital", conceito criado no começo do século 20 pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, pai da chamada Antropogeografia, que considerava que "toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas."

Leia artigo na íntegra AQUI


Faça uma assinatura solidária, acesse sem restrições todo o conteúdo do site e ajude a mantê-lo. Temos custos. Apenas R$ 19,90/ano!

Pague no pix (recomendável, vem integral):

Pix: apoie@deverdeclasse.org

Caso não queira assinar, deixe uma contribuição de qualquer valor. Apenas pix. 


Receba atualizações:

Mais recentes do tópico política:

Capitão terá mais 9.884 outras noites a cumprir encarcerado. Como se sairá? Tentará cavar um túnel até a Embaixada dos EUA? Conseguirá material de solda para queimar a porta e fugir? Tomará "drogas" para ficar "doidão" e não ver o tempo passar? A coisa ficou difícil para o "seu Jair"

General Heleno é o que há de mais nojento na trama golpista; obtuso, extremista, mesquinho, corrupto, violento... Um escroque; que termine de apodrecer na cadeia

Ex-presidente agiu para ficar no cargo não apenas por tentar deslegitimar as urnas eletrônicas; projeto previa assassinatos de autoridades, o que não é pouca coisa; consequências serão proporcionais ao que planejou, ou seja, um bom tempo em regime fechado, coisa de um ano ou mais