O lamento da Globo porque a "freada" na economia sob Lula não chega

21/05/2025

Seria melhor deixar essa história de "freada" na economia só para 2030; com isso, até lá, os "analistas" a serviço do mercado financeiro evitam de passar vergonha a cada três meses

Compartilhar

Atualizada em 05/05/2025, às 09:35



Os abutres e apóstolos do caos que pululam em editoriais e outras matérias do grupo Globo estão decepcionados novamente com o desempenho da economia sob Lula três. A danada teima em não frear e desafia os "analistas" de plantão do mercado financeiro.

Neste sentido, matéria desta quarta-feira (21) de O Globo, de forma ridícula, abre assim:

"A desaceleração da economia foi, mais uma vez, adiada [que pena, hein!] — e, talvez, a freada seja menor do que a que vinha sendo esperada." (Grifo meu).

"Freada" esperada, claro, pela própria Globo e seus "analistas" a serviço do mercado. (Lula, por favor, pare de adiar essa "freada"! Os "analistas" já estão ficando irritados).

Em tom de lamúria, porque a "freada" não chega, mas sempre indicando que o pior está por vir, o texto prossegue:

"Com mais uma supersafra cada vez maior, o mercado de trabalho aquecido, com rendimento nas máximas históricas, e o crédito AINDA em expansão, mesmo com juros em alta, economistas já estão revisando para cima suas projeções de crescimento econômico para o primeiro trimestre." (Grifos meus).

Os grifos denotam que, para os "analistas" da Globo, mesmo com bons índices econômicos, o crédito terá de cair nem que a vaca tussa. O termo "ainda" não foi colocado à toa. Indica que "o crédito cairá a qualquer momento", para atender, óbvio, os desejos do mercado.

E as previsões de fracasso continuam, apesar dos fatos em sentido oposto que os próprios "analistas" têm de mostrar: 

"Já era esperado que a agropecuária puxasse a economia, com clima favorável e boa quantidade de chuvas [São Pedro, manere aí, por favor, os "analistas agradecem] desde outubro do ano passado, mas a freada no consumo deverá ficar mais para este segundo trimestre e, principalmente, para a segunda metade do ano." (Grifos meus).

Desaceleração só para este segundo trimestre? Ou principalmente só para a segunda metade do ano? Como assim, "freada"? Explique-se! Não deixe os "analistas" tão confusos.

A matéria é longa, e toda nesse teor. Por isso, paro por aqui e vou ali ao banheiro vomitar. Antes, deixo um conselho:

"Analistas", não seria melhor dizer que essa "freada" que vocês tanto sonham poderá ocorrer só lá pelo segundo semestre de 2030, quando Lula deverá estar saindo do seu quarto mandato? Com isso, vocês evitam de passar vergonha a cada três meses.

Brasília (DF), 12/03/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d) acompanhado do ministro, Fernando Haddad (e), durante cerimônia de lançamento do programa “Crédito do Trabalhador” Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.
Brasília (DF), 12/03/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d) acompanhado do ministro, Fernando Haddad (e), durante cerimônia de lançamento do programa “Crédito do Trabalhador” Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

Compartilhe


Siga nossos canais e receba atualizações


Compartilhar

APOIE O SITE!

Mais recentes sobre economia