Superávit foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Descontos indevidos do INSS começam a ser estornados
Processo inicia nesta segunda-feira (26); ao todo serão devolvidos R$ 292 milhões relativos a abril; fraudes iniciaram nos governos Temer e Bolsonaro e estão sendo desmontadas no governo Lula
Compartilhar

Redação Dever de Classe. Atualização: 07/05/2025, às 17:01

APOIE O SITE!pix@deverdeclasse.orgMais opções bancárias
Começa nesta segunda-feira (26) a devolução de descontos indevidos do INSS. Fraudes têm origem nos governos Temer e Bolsonaro e estão sendo desmontadas na gestão Lula 3. Ao todo,
segundo matéria da Agência Brasil (26), serão estornados R$ 292 milhões para aposentados e pensionistas. Dinheiro é relativo ao mês de abril.
Diz também a Agência Brasil:
"Conforme nota do instituto publicada na última semana, "no final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio."
Freio nos desvios
"Por decisão do governo federal, o INSS e não repassou os valores às entidades associativas, e a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios – de 26 de maio a 6 de junho."
"Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência", garante o instituto.
Continua
Siga nossos canais e receba atualizações

Brasília (DF) 09/05/2025 - Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.
Calendário
"Na nota, o INSS publica calendário de pagamento da devolução e alerta para as tentativas de golpe lembrando que as informações sobre aposentadorias e pensões são repassadas diretamente pelo portal Meu INSS."
"Caso o aposentado ou pensionista queira reaver mensalidades cobradas indevidamente em período anterior deve informar no Meu INSS ou pelo telefone 135."
"O INSS afirma que "vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares – seja conta bancária ou cartão magnético."
"Desde a última sexta-feira, beneficiários que desejam fazer empréstimo consignado e autorizar descontos de parcelas nas pensões e aposentadorias deverão fazer identificação biométrica na plataforma do Meu INSS. Veja o passo a passo aqui."
Fonte: Agência Brasil
Compartilhar
APOIE O SITE!
- pix@deverdeclasse.org
- Mais opções bancárias
Mais recentes sobre Economia:
Presidente da Câmara Hugo Motta anunciou que será definida a data para análise em Plenário da versão elaborada pelo relator, deputado Arthur Lira
Hugo Motta, contudo, diz que medida deve ser levada ao plenário da Câmara nos próximos dias, já que é uma matéria de interesse popular
'Zero três' diz que seu pai tem de ser liberado de todas as denúncias e que trabalha por mais sofrimento ao país
Extremista argentino mantém política ultraliberal contra os trabalhadores e maioria do povo para favorecer o grande capital