Sinte-Pi dorme no ponto e docentes ficam sem reajuste integral

18/04/2024

Governo considerou índice de 3,62% aplicado em janeiro como uma antecipação de parte dos 5,35% previstos para maio. Um erro. Sindicato não se mexeu.

Sexta-feira, às 00:15

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br


ma surpresa muito desagradável! É este o tom das mensagens que temos recebido de parte dos professores do Piauí acerca das tabelas de reajuste salarial divulgadas pelo governo Rafael Fonteles (PT) para maio. "Acreditei no Sinte-Pi e pensei que ia ser os 5,35%. Mas é só 1,73%". Professora Paulina dormiu no ponto", diz uma docente via e-mail.

Ouça o podcast abaixo, para entender melhor a situação. Volte ao site em seguida, para mais informações e conferir as tabelas salariais.

Perdas de mais de 22%

Os professores do Piauí estão entre os que ganham atualmente um dos salários mais baixos do país. Tabela ao final da matéria — já com reajuste previsto para maio — comprova tal afirmação. Há uma espécie de nivelamento por baixo

Neste ano, a reivindicação era por 22%, perdas calculadas dos últimos três ou quatro anos. Mas ficou mesmo só em 5,35%. A direção do Sinte-PI priorizou uma "mesa de negociação" com o governo onde só valeu mesmo o que o governo quis. 

Ainda assim, no caso dos professores das classes A até SE I o governo juntou os 3,62% do piso nacional concedidos em janeiro como se fossem parte do reajuste geral dos servidores. Com isso, maior parcela do magistério receberá apenas em média 1,73% de correção em maio. E não os 5,35%.

A direção do Sinte-PI tem de parar de fingir que está lutando e lutar. É muita enrolação. Após indicação de matérias, confira tabelas salariais.

Compartilhe a matéria!

Colabore! Ajude o site a se manter online.

Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes landim Neto

Mais recentes sobre Educação

Publicidade

Tópicos mais acessados relacionados ao tema desta matéria


Publicidade

Sugira matérias, critique, denuncie...