PL que dá mais 10 anos de cotas para negros em concursos está na pauta do Senado desta semana

11/03/2024

Projeto do senador Paulo Paim vai a discussão na quarta-feira (13). O texto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos. O relator na CCJ, o senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou voto favorável à aprovação do texto da CDH, sem alterações.


Segunda-feira, às 18:55

Compartilhar matéria


Segundo a Agência Senado (10), está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta quarta-feira (13), o PL nº 1.958/2021, de autoria do senador Paulo Paim. Medida "prorroga por mais 10 anos a cota para a população negra de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União".

Confira mais detalhes, após o anúncio.

Senador Paulo Paim (PT-R$), auto do PL que prorroga cotas para negros em concursos públicos. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.
Senador Paulo Paim (PT-R$), auto do PL que prorroga cotas para negros em concursos públicos. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

Matéria da Agência Senado diz também:

O PL 1.958/2021 já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na forma de um texto substitutivo (alternativo ao projeto original), que torna permanente a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos e prevê aumento para 30%.

O texto aprovado na CDH também prevê que metade das vagas reservadas para a população negra será destinada para mulheres negras. Há, ainda, a determinação de reserva de vaga para indígenas, de pelo menos 10% das vagas nos concursos públicos para cargos efetivos no Ministério dos Povos Indígenas e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O relator na CCJ, o senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou voto favorável à aprovação do texto da CDH, sem alterações.

Compartilhar matéria


tópicos relacionados

LEIA MAIS SOBRE O TEMA:


Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.


Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente. 

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br 

Mais recentes...