O Avesso da Pele e a cabeça enviesada da diretora

07/03/2024

Gente sem noção deveria ser orientada a não querer dirigir escolas. Não é bom. Só que nesse caso foi.


Compartilhar matéria

Da série era só o que faltava! Repercutiu muito na mídia o fato de uma diretora de escola pública censurar um livro por, segundo "analisou", ser inadequado aos estudantes. Fato ocorreu em Santa Cruz do Sul, cidade onde o cantor cearense Belchior faleceu. A obra censurada contém palavras "que definem órgãos sexuais e se referem a relações íntimas", algo que na cabeça enviesada da censora moças e rapazes do Ensino Médio nunca ouviram falar.

O nome do livro é Avesso da Pele, do consagrado escritor Jeferson Tenório. Obra venceu o Prêmio Jabuti em 2021 e foi selecionada para ser enviada às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). O nome da diretora pudica e ditadora é Janaina Venzon.

Continua, após o anúncio.

Para chegar à delirante conclusão que o livro em tela não deve ser lido por estudantes de Ensino Médio, a diretora Venzon investigou três páginas: 29, 30 e 31. Com isso, detectou "expressões pejorativas" nas mesmas. Daí a censura.

Publicada pela editora Companhia das Letras, obra tem 192 páginas. Se a diretora continuasse com sua investigação, era capaz de, além da censura, pedir também a prisão do autor.

Gente sem noção deveria ser orientada a não querer dirigir escolas. Não é bom. Só que nesse caso foi. A repercussão fez com que as vendas de O Avesso da Pele chegassem às alturas nos últimos dias. 

Compartilhar matéria

tópicos relacionados

LEIA MAIS SOBRE O TEMA:

Compartilhe e curta nossas redes sociais — para receber atualizações.

Doe e ajude esta página a se manter no ar.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt


Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes do site:

1932. O mafioso Al Capone começa, em Atlanta, a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.