Hoje na História: 25 de Fevereiro

25/02/2023

Criação da primeira diocese do Brasil, denúncia de Nikita Khrushchov contra Stalin e outros fatos históricos.

Personalista e limitado teoricamente, Stalin plantou a semente da derrocada da União Soviética, ocorrida oficialmente em 1986. Imagem: Canva.
Personalista e limitado teoricamente, Stalin plantou a semente da derrocada da União Soviética, ocorrida oficialmente em 1986. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 25 de fevereiro:

em 25 de fevereiro de 1551

Papa Júlio III cria na Bahia a Diocese de São Salvador, a primeira do Brasil. 

em 25 de fevereiro de 1956

Nikita Khrushchov — líder da União Soviética — faz seu histórico discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências — e denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin. Após a morte de Lenin, em 1924, Stalin toma o controle do poder e dá início a uma série de manobras políticas e expurgos no Estado Soviético — para eliminar fisicamente quem considerava inimigo de seu personalismo e ideias autoritárias. Entre suas vítimas mais famosas — estão destacados líderes da velha guarda do Partido Bolchevique: Leon Trotsky, Nikolai Bukharin, Lev Kamenev e Grigori Zinoviev. O primeiro foi assassinado em 1940 — no México — por Ramon Mercader, agente stalinista. Os outros três foram condenados nos fraudulentos Processos de Moscou e fuzilados.

em 25 de fevereiro de 1904

O território do Acre é incorporado ao Brasil. Até então, pertencia à Bolívia. Foram migrantes do Nordeste que colonizaram a região, para explorar a borracha da Floresta Amazônica.

em 25 de fevereiro de 1951

O presidente Juan Perón faz a abertura oficial da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos. Foi em Buenos Aires, Argentina.

Continua, após o anúncio.  

em 25 de fevereiro de 1945

Morre Mário de Andrade. Modernista, é considerado um dos maiores escritores brasileiros, além de ter sido também crítico de arte, fotógrafo e historiador. Entre suas obras de maior destaque, estão Paulicéia Desvairada (1922) e Amar, Verbo Intransitivo  (1927).

Fontes: Barsa, Wikipédia, Britânica.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.