Hoje na História: 20 de Março

20/03/2023
Publicação da Teoria da Relatividade, fundação dos Correios, e outros fatos históricos.

Em 20 de março de 1915, Albert Einstein publica sua Teoria da Relatividade Geral. Imagem: Canva.
Em 20 de março de 1915, Albert Einstein publica sua Teoria da Relatividade Geral. Imagem: Canva.

Hoje na História - Alguns fatos de 20 de Março:

em 20 de março de 1915

Albert Einstein publica sua Teoria da Relatividade Geral. Dito de maneira mais científica, essa contribuição de Einstein "é um conjunto de estudos que definem uma relação entre espaço e tempo, sendo ambos de caráter relativo e não estático." No popular, seria a compreensão de que o tempo não é igual para todos, e pode mudar de acordo com três variáveis: velocidade, gravidade e espaço.

em 20 de março de 1969

Fundação da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, órgão público que substituiu o Departamento de Correios e Telégrafos – DCT. Os Correios, como é mais conhecida a ECT, continua a ser uma das mais importantes empresas do País, responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, e distribuição de encomendas em todo o território nacional, públicas e privadas. É a ECT que faz a distribuição de vacinas e remédios, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega das provas do ENEM, dentre outros serviços sociais relevantes, como a Carta Social para beneficiários do Bolsa Família. Não à toa, governos neoliberais vivem querendo privatizá-la de vez, pois é altamente superavitária. A origem histórica da ECT é o Correio-mor das cartas do mar, criado em 25 de janeiro de 1663, no Rio de Janeiro.

em 20 de março de 1964

A Casa Branca autoriza a Operação Brother Sam, em apoio ao futuro Golpe de Estado no Brasil ocorrido neste mesmo ano.

Continua, após o anúncio.  

em 20 de março de 1898

Barack Obama, então presidente dos EUA, faz visita histórica a Cuba, à época sob o comando de Raúl Castro. Em 88 anos, foi a primeira vez que a Ilha recebeu um presidente norte-americano. Na prática, visita não resultou em nenhum avanço em relação ao criminoso bloqueio econômico e político que os ianques promovem contra Cuba desde o início dos anos 1960.

em 20 de março de 1953

Morte do escritor Brasileiro Graciliano Ramos, no Rio de Janeiro, vítima de câncer no pulmão. Além de romancista de sucesso, foi também jornalista. É autor de várias obras importantes, como Memórias do Cárcere — publicada no ano de sua morte, São Bernardo (1933), adaptado ao cinema, e o livro mais famoso: Vidas Secas (1938), também adaptado ao cinema.

Siga nossas redes sociais e receba atualizações!

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Hoje na História

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.