URGENTE | Veja os cinco projetos que atacam o piso e a carreira dos professores!

28/08/2017
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Da Redação | Tramitam no Congresso Nacional vários projetos que atingem diretamente os professores do país, em particular os que trabalham nas redes municipais e estaduais da educação básica pública. Ver os cinco principais ao final da matéria.

Do fim do piso nacional do magistério à extição da aposentadoria especial dos educadores, tudo está em vias de aprovação por deputados e senadores. Há medida já praticamente aprovada que proíbe até que os docentes tenham acesso à merenda escolar distribuída nas escolas.

Abaixo, elencamos os 5 projetos mais importantes que afetam diretamente a vida profissional dos mestres. 

Veja:

Além dos três acima, há também a reforma trabalhista e a PCC 55, já aprovadas no desgoverno Temer.

A reforma trabalhista atingirá num primeiro momento o setor privado. Mas a médio prazo será estendida também às escolas públicas e novos profissionais do magistério serão contratados sem concursos, sem direitos e com salários menores.

Esse quadro precarizado paralelo prejudicará o pessoal efetivo quando, por exemplo, não aderir a uma greve por medo de perder o emprego.

A PEC 55 proíbe novos gastos principalmente em Saúde e Educação por vinte anos. Ótimo argumento para prefeitos e governadores não reajustarem salários do funcionalismo.

LEIA TAMBÉM: