Como dominar uma turma do barulho!

08/08/2017
Foto: depositphotos / reprodução proibida
Foto: depositphotos / reprodução proibida

DA REDAÇÃO | Você tem ou já teve dificuldades para dominar uma sala de aula? Não se preocupe! Você não está sozinho. Uma das maiores queixas de professores no país é a indisciplina ou a falta de interesse dos alunos. Como superar tal situação? 

Abaixo, uma lista de sete conselhos para quem quer lidar de forma eficiente com as famosas "turmas do barulho". As dicas foram selecionadas a partir de relatos da experiência de vários educadores.

LEIA TAMBÉM: "ENEM dos professores" já está pronto para votação! Saiba mais e compartilhe... 

  1. Estude, prepare-se. Em hipótese alguma um professor deve ir para o batente no mesmo nível dos alunos. Conhecer e demonstrar que domina aquilo que vai ensinar é a regra número 1 para quem quer respeito da garotada dentro e fora da sala de aula.
  2. Imponha-se sem ser arrogante. Deixe claro que 'você é quem manda', mas deixe os alunos perceberem que você também saberá escutá-los nas horas certas.
  3. Seja o mais duro e rigoroso ao exigir disciplina, mas evite transformar a sala num ambiente frio de quartel ou triste de velório. Quando os alunos estiverem quietos demais, estimule-os a falar e até a fazer uma ligeira baderna. Eles gostam muito disso.
  4. Na medida do possível, cumpra com os tratos que fizer com a turma. Se prometeu entregar a prova dia tal, esforce-se ao máximo para fazê-lo. Alunos não gostam de professores que faltam demais com a palavra.
  5. Lembre-se sempre que você é um educador e não um mero ministrador de conteúdos de uma disciplina qualquer. Fale de outros temas e relacione-os ao que você está explicando; contextualize o assunto. Alunos admiram quem demonstra cultura.
  6. Evite ser faltoso ou assíduo demais. Alunos não gostam de professores que nunca faltam dia nenhum. Mas também não simpatizam professores turistas. Evite os excessos, você perceberá que eles gostarão mais de você.
  7. Tente relaxar pelo menos ao final das aulas, conte uma piada ou algo interessante. Não deixe que os alunos o tenham apenas como um professor turrão. 

Compartilhe com seus amigos e curta nossa página, para receber atualizações sobre este e outros temas!

LEIA TAMBÉM: