EDUCAÇÃO | 5 projetos aprovados ou em vias de aprovação que afetam diretamente o salário e a carreira dos professores! Saiba mais e compartilhe!

16/07/2017 15:36

Foto: arquivo webnode
Foto: arquivo webnode

Da Redação | Tramitam no Congresso Nacional vários projetos que atingem diretamente os professores do país, em particular os que trabalham nas redes municipais e estaduais da educação básica pública. 

Do fim do piso nacional do magistério à extição da aposentadoria especial dos educadores, tudo está em vias de aprovação por deputados e senadores. Há medida já praticamente aprovada que proíbe até que os docentes tenham acesso à merenda escolar distribuída nas escolas.

Abaixo, elencamos os 5 projetos mais importantes que afetam diretamente a vida profissional dos mestres.

Veja:

Além dos três acima, há também a reforma trabalhista e a PCC 55, já aprovadas no desgoverno Temer. 

A reforma trabalhista atingirá num primeiro momento o setor privado. Mas a médio prazo será estendida também às escolas públicas e novos profissionais do magistério serão contratados sem concursos, direitos e com salários menores. 

Esse quadro precarizado paralelo prejudicará o pessoal efetivo quando, por exemplo, não aderir a uma greve por medo de perder o emprego. 

A PEC 55 proíbe novos gastos principalmente em Saúde e Educação por vinte anos. Ótimo argumento para prefeitos e governadores não reajustarem salários do funcionalismo.

LEIA TAMBÉM:

Da Redação | Em abril último passado, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) sobre o Projeto de Lei 2.286/2015, que propõe a Federalização da Educação Básica pública do país. O projeto seguiu para análise em caráter conclusivo nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e,...