ENAMEB | Milhares rejeitam "ENEM" dos professores e mandam deputados procurar o que fazer!

31/08/2017

DA REDAÇÃO | Até à data e horário de fechamento desta postagem, quase 40 mil internautas certamente — a maioria de professores — disseram não à ideia de deputados que propõem uma espécie de ENEM para os docentes de dois em dois anos. Educadores mandaram os deputados procurar o que fazer. (Ver enquete ao final da matéria).         Mais Educação


Pagamento

O projeto (nº 6.114/2009) é de autoria do ex-senador Wilson Matos (PSDB-PR) e teve parecer favorável do deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT) no final de maio último. A deputada professora Dorinha (DEM-TO) mudou a redação inicial da proposta para obrigar os professores a pagar pelo tal exame. Essa parlamentar (foto) argumentou que o ENAMEB é bom porque nos EUA e Alemanha também há testes desse tipo para o magistério.

Exigências

Pelo teor geral do projeto, os deputados querem checar se os docentes das redes públicas e privadas estão mesmo aptos para o exercício da sala de aula. Segundo o art. 3º da medida, professores terão que demonstrar "compreensão de temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento." 

A proposta tramita em caráter conclusivo. Após analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, irá para votação final.

Dê sua opinião na enquete abaixo!

LEIA TAMBÉM: