Sentença destrambelhada de Moro levará Lula de volta ao poder, diz influente jornalista da Folha! Saiba mais e compartilhe...

21/07/2017
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Da Redação | Em artigo hoje (21) na Folha de S.Paulo, o influente e polêmico jornalista Reinaldo Azevedo, um dos maiores críticos direitistas de Lula e do PT, diz logo na abertura do seu texto: "Você está preparado, leitor, para o juiz Sergio Moro ser o caminho mais curto entre o presidiário [Lula] que não houve e o Presidente da República [Lula] a haver? Se acontecer, terão concorrido para tanto a incompetência do Ministério Público, a tacanhice missionária de seus próceres e um certo sentido de autossuficiência divina do juiz." 

Azevedo, na verdade, embora faça parte da chamada imprensa golpista, desde 2016 condena muitas práticas da Lava-Jato e do juiz Sérgio Moro, a quem inclusive já atribuiu conduta fascista e destrambelhada.  O maior e mais recente exemplo disso é a própria condenação de Lula a quase dez anos de prisão sem quaisquer provas materiais de que o petista tenha cometido ilícitos, seja no caso do triplex ou outros processos.


Moro cria "sinuca de bico" e transforma desembargadores em asnos

Azevedo diz ainda em seu artigo que a sentença destrambelhada de Moro para punir Lula colocou o Tribunal Regional Federal da Quarta Região na posição de um asno. E explica: "Aos três desembargadores, caberá uma decisão insólita. Ou confirmam a condenação do petista e, assim, coonestam uma decisão que o próprio Moro diz não estar de acordo com a denúncia, ou o absolvem." (Grifo nosso).

Ou seja, o articulista, com outras palavras, diz que Moro colocou os desembargadores numa espécie de "sinuca de bico". Ou eles coonestam a sentença, isto é, disfarçam e fazem a mesma parecer que é honesta, ou absolvem Lula e levam o petista ao Palácio do Planalto novamente.


Medo de Lula

Reinaldo Azevedo, além de desqualificar de forma correta a sentença do juiz Moro, deixa claro em seu artigo que ele e todos os golpistas têm medo de uma possível volta de Lula ao poder. E diz que se isso acontecer a culpa será do próprio chefe maior da Lava-Jato: 

"Hoje, um de seus cabos eleitorais involuntários [cabos eleitorais de Lula], dadas a sentença e a resposta aos embargos de declaração, é Moro. Ele empurrou para o TRF-4 uma escolha sem saída virtuosa: ou confirma uma condenação sem provas e alheia à denúncia, o que seria um desastre, ou absolve o chefão petista, outro desastre." 

Certamente, para Moro e para o próprio golpista Azevedo, uma possível volta de Lula poderá ser algo muito ruim.


Moro é só mais um

É bem verdade que o juiz Sérgio Moro, com suas escandalosas perseguições judiciais, acabou por se transformar em um cabo eleitoral involuntário de Lula e do PT. No entanto, o que Lula tem mesmo a seu favor é carisma, liderança popular, histórico de luta e a realização de dois governos que, pelos fatos, foram positivamente bastante superiores a todos os que lhe antecederam. Não à toa, saiu com quase 90% de aceitação em todo o país, segundo o IBOPE. 

LEIA TAMBÉM:

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.